segunda-feira, 31 de março de 2008

Cirurgia Bariátrica: Eu Fiz!

Eu nasci de 7 meses... prematura e com um pouco mais que 1kg! Fui ganhando pesos aos poucos. Fiquei um bebê lindo, gordinha, “buxexas” rosadinhas e narizinho arrebitado...rs Modesta neh???!!!

Nas fotos vejo que sempre fui gordinha. Aos 12 anos lembro-me que fui com minha avó na farmácia e aproveitei para me pesar... 82 kilos... nem acreditei..rs Mas como era criança, nem liguei muito, aquilo nem me abalou!
Aí comecei à jogar jogar vôlei no ginásio e encarei o esporte como “profissão”. Treinava dia e noite, noite e dia!
Não tinha um dia que eu não jogava vôlei no intervalo... e quantas aulas eu “matei” para ficar na quadra jogando...rs Que saudades! Com o grupo de amigos que eu jogava, além de semana, jogava o dia todo em um parque de S.Caetano. Eu morava à 3 quadras do parque, isto é, eu abria e fechava ele...rs Saía de lá só com os guardinhas colocando todos pra fora. Jogava o dia todo. Entrei para treinar em clubes. Nisso eu estava com 64kg (1.66m). Estava muito bem com meu corpo... Eu comia e tudo, não fazia dieta e amava doce e bolachas!

Não fazia dieta mas fazia 600 abdominais nos treinos diários do volei neh?! Ninguém faz mágica...rs Mas nessa fase, de descobertas, mudanças e paixão pelo esporte, nem tava reparand que eu emagrecia e "desenhava" meu corpo sabe! Sinceramente!

Quando me vi estava com 65kg e comendo de tudo!!! Lembro-me até hoje quando "achei" o primeiro buraco de celulite...rs Foi um barato. Comprei um creme contra celulite da Natura (caríssimo por sinal) e passava esfregando...rs

Na TPM nessa época, eu almoçava e logo em seguida fazia brigadeiro um 1 lata (todinha) de leite moça. Sentava no sofá e comia quente mesmo! Ou devorava um pacote de bolacha passatempo!!! Meu Deus, que época boa, que comia sem medo de ser feliz! Comia sem culpa...rs

Aos 18 anos ganhei o primeiro carro dos meus pais, comecei a trabalhar (tive que parar com o esporte), comecei a faculdade a noite e tb comecei à tomar anticoncepcional para regular a menstruação! Vixiiiiiiii, mudança ra-di-cal de vida neh?

Pois é, entrei na faculdade com 74 kg e louca para emagrecer! Nossa, lembro que entrei na academia da faculdade dizendo pro avaliador físico que eu estava horrorosa de gorda, me sentindo mal e que queria voltar aos meus 65kg..rs Eu nem tinha muita barriga ou gordurinha.... tava começando...

Aí com meio ano de faculdade comeci a namorar sério. Passeios, churrascarias, macarronadas, doces, guloseimas, estudo, trabalho, remédios! Bomba!

Dos 18 aos 24 anos só engordei! Engordava 1kg ao mes praticamente. Isso no começo eu nem percebia.... Quando me dei conta eu estava com 84kg. Foi no Natal de 2001! Me pesei na farmácia de Floripa... eu e meu namorado nem acreditamos! rs Até pensei que fosse a gravidade, pois estávamos no Sul do país...rs!!

E desses 84kg, eu cheguei fácil aos 112 kg! Explodindo!!! Aos 24 anos = 112kg. (Até hoje acredito que as "macumbeiras" e olhos gordos de plantão colaboraram...rs)

Durante esse período de engorda, tentei várias dietas, médicos, massagens, remédios, orações, simpatias! Tomei Plenty, Xenical, Desobesi, Metformina... Enfim... fiz todas as loucuras que qualquer gordinha faz ou fez! Academias perdi as contas de quanta grana eu perdi nesses planos semestrais! Comprei uma estação de musculação, esteira... Tenis, roupas de ginásticas... Com nada eu conseguia me motivar. Tentei musculação, natação, bike... Não tinha pique pois jamais perdi uma grama se quer!

Casada, eu me trancava em casa com vergonha de sair nas ruas e concontrar meus amigos e principalmente os amigos do meu marido! Desse tamanho, Jesus, vão rir da minha cara! Chorava dia e noite... Quantos sábados de Sol eu pedi em casa chorando sozinha! Tinha vergonha do meu corpo... eu sei que é pecado e eu sempre pedi perdão por esse sentimento, mas fazer o quê? Nem as 3 ou 4 terapeutas que passei conseguiram colaborar...

Meu marido (casei com aquele namorado que conheci no meio do primeiro ano de faculdade) também engordou junto...rs Eu o conheci com 90kg e quando eu pesei 112kg ele pesou 136! Pasmem, mas é verdade!

Enfim, com 36kg meu marido resolveu operar, fazer a cirurgia do estômago! Fomos ao Total Care da Amil, pois lá sabíamos que era um grupo de acompanhamento para essa cirurgia! Um colega nosso fez e tá super bem!

Como meu marido tinha carência, não pôde operar de imediato. Mas aí a médica vendo meu estado de "obesidade mórbida" disse: "E vc moça, não quer fazer não?" Gelei! Não era a favor pois achava muito agressiva. Não sei porque eu disse sim! Quero!

Já fomos inscritos para o programa "Peso Saudável" que tem duração de 6 meses! São 6 reuniões mensais... Somente após o certificado de participação nesse grupo é que a Amil opera! Fui vendo que não era fácil, mas era minha última chance. Paralelo aos encontros do grupo, resolvi em Janeiro de 2007 começar terapia! Fiz terapia 1x por semana de Janeiro à Julho de 2007! Foi muito bom.

Já digo que quem vai fazer a cirurgia do etômago precisa passar por psicólogos e teraputas sim! Não neguem! Esse acompanhamento ajuda muito!!! Eu sou testemunha que sim!

Dia 13/07/2007 eu operei no Hospital Paulistano, com Dr Marcelo. A cirurgia ocorreu tudo bem graças a Deus. Logo que cheguei no quarto após sair da UTI (volta da anestesia geral) eu queria beber água. E não podia. Meu marido molhava a gase na água e ele molhava meus lábios! Nossa, dali eu senti que iria ser dificil!

Fiz o procedimento "fobi capela". Coloquei grampo no estômago + anel!
Tem gente que não coloca o anel pois isso dificulta a passagem de alimentos.... Mas coloquei sim, pois não só emagrecer, eu queria "aprender a comer", à mudar de hábitos!

Na primeira semana é tudo muito dolorido. Dó demais.... E olha que fiz via videolaparoscopia! Não foi aquele corte enorme! São 5 furinhos na barriga. Nos primeiros 6 dias fiquei com aquele "dreno" pendurado na barriga! Que nojo! Fui tirar e meu, que dor!...rs

No primeiro mês eu chorava feito louca, arrependida! Arrependida não da cirurgia e sim de eu ter chegado aos 112kg. É deprimente tomar um "dedo" de gatorade a cada 10 minutos. Era gatorade, água de côco, suco de melão, suco de laranja, suco de maça, chá... Nossa odeio tudo isso! Eca! Tenho nojo de gatorade! rs

No segundo mês ainda foi sucos, mas já sem coar, mais grossinhos... No terceiro mês já entra os purêzinhos... purezinhos de batata, mandioquinha, sopa de legumes batida na liquidificador.

Aos poucos fui comendo coisas mais grossinhas... Tipo: batata cozida com um pouco de sal. Eca!


Bom, fui perdendo peso como nunca...

Aqui vai um recado importante aquelas pessoas que querem fazer:

1º) Fazer terapia no mínimo 6 meses antes. Na terapia descobri que eu precisava emagrecer para minha saúde, mas isso não iria acabar com meus problemas, medos, grilos, incanações, dúvidas, traumas... Que minha vida não ia ser um "mar de rosas" estando magra;

2º) Tenha consciência que é a última chance de você perder peso. Não adianta burlar, tomando leite condensado ou triturando uma esfiha de carne. Isso é enganação. Isso é tortura. Apesar de você emagrecer mesmo comendo tudo isso, seu hábito alimentar precisa mudar radicalmente, seguindo ainda conselhos de qualquer dieta: saladas, legumes, arroz integral, pouca massa e pouco açucar...

3º) Coma devagar e mastigue bem! Vocês não têm idéia de quanto dói quando eu esqueço e como rápido ou não mastigo bem! A dor é muita e estraga o resto do sia. Fora o perido de machucar o pouco do estômago que sobrou! Cuidado e atentem-se;

4º) Gosta de matar a sede com "golões" de água? Esquece! Depois da cirurgia, até uns 6 meses de operada eu não consegui dar um gole sequer. É sempre molhando de pouco em pouco! Hoje, após 9 meses de cirurgia, ainda não consigo dar aqueles deliciosos goles, mas já consigo beber legal... Atentem-se para tentar beber as bebidas devagar. O ideal é já ir treinando antes de operar!

5º) Cabelos: O Mal! Bom, para os homens nem tanto, mas as mulheres podem enlouquecer!
Eu perco cabelo até hoje. Desde o terceiro mes meu cabelo cai muito! Mas muito mesmo! De assustar e chorar! Eu já chorei no chuveiro, que é na hora de lavá-los que você mais sente a queda! Bom, mas não se desespere! Perguntei para tudo quanto é médico. E realmente a queda acontece e é normal. Hoje meu cabelo ainda cai, mas já nasceram váááários novos! mas cheguei à ficar com falhas aparente na cabeça devido à essa queda! Meninas, não se desesperem, mas qq coisa escreve aí que conversamos..rs




Bom, hoje estou com 72,4 kg e bem. Ainda não faço academia (puro relaxo eu sei). Mas Meu marido vai operar também agora em Maio e faremos academia juntos.




Sem academia minha pele está ficando um pouco flácida, mas vou "queimar" tudo puxando ferro! O que vou começar de imediato (daqui a pouco to ligando lá na escola) é Yoga! ... mas o porquê da Yoga conto em outro momento!




Beijos e espero que minhas informações sejam úteis á todos os que pretendem fazer a cirurgia!


Comentem!




16 comentários:

Unknown disse...

VC FOI UMA INSPIRAÇÃO PARA MIM ESTAVA FICANDO NEUROTICA MAS PERCEBI QUE AS DIFICULDADES ~SÃO BEM PARECIDAS FAÇO 2 ANOS AGORA EM OUTOBRO E FIQUEI TRISTE EM PERCEBER QUE NÃO PERDIA MASI PESO E COMECEI A GANHAR ALGUNS MAS PURO RELAXO VOU ATÉ O FIM COM ISSO OBRIGADA

Anônimo disse...

OI, gostaria de parabeniza-la pla coragem e força de vontade!!!!
Caso possa me ajudar quanto a algumas dúvidas em relação ao convenio amil ficrei feliz.
Voce falou algo em relação ao seu marido que não pode fazer a cirurgia por causa da carencia gostaria de saber se possivel se o plano de vcs é particular ou empresarial e a quanto tempo ele está no convenio?
E precisa ta a quanto tempo para realizar a cirurgia.

Obrigada
caso tenha MSN me add gleati@hotmail.com

Gisele

Genilda Alvin disse...

Achei seu depoimento muito verdadeiro e didático.
Em relação a Amil vc sabe qual é o tempo de carência para liberação da cirurgia?
gealvin@hotmail.com
Beijos

Anônimo disse...

GENTE, SOU DONA DESSE BLOG MAS ESQUECI A SENHA. MEU MSN: camilacbom@hotmail.com

Priscila Esper disse...

Olha....... aqui tem toidas as informações que precisava.....
Sua história é muito parecida com a sua.
Só que tenho 25 e peso 111. Por favor me mande um e-mail; gostaria de falar com vc a respeito. acabei de fazer o plano da amil.. mas graças a vc já peguei algumas dicas. priscilaesper@gmail.com

abço

priscilaesper disse...

me identifiquei com a sua historia.. gostaria de tirar mais duvidas com vc . me add no msn p-consultoria@hotmail.com
ou priscilaesper@gmail.com
POR FAVOR!!!!! bjs

Unknown disse...

kamylla, tenho o plano da amil tb e gostaria de tirar umas dúvidas com vc a respeito da cirurgia. estou ansiosa e aflita para primeira consulta. meu email é dkcblmp@hotmail.com. por favor entre em contato comigo ou me passe seu email e eu te procuro.
mt obrigada e parabéns pelo sucesso!

Anônimo disse...

ola, eu tambem tenho amil e estou procurando um cirurgiao para fazer essa cirurgia, por favor qual foi o seu? Vc é do Rj?
Por favor me responda no email fnsouto@globo.com

obrigada
Boa sorte !

Pri disse...

Estou tentando fazer pela amil...é difícil né...mas não vou desistir...vou fazer os exames solicitados pela endocrino...e esto no aguardo!

Pri disse...

Estou tentando fazer pela amil...é difícil né...mas não vou desistir...vou fazer os exames solicitados pela endocrino...e esto no aguardo!

leticia brandao disse...

Preciso de ajuda sobre como fazer com a AMIL!!! ja estava com tudo pronto!! e a medial saiu e entrou a AMIL

Anônimo disse...

OI AGORA ME ANIMEI JÁ PARTICIPANDO DO GRUPO NA AMIL ESPERO QUE NÃO DEMORE A CIRUGIA ESTOU COM 118 NÃO AGUENTO MAIS, SE PUDER ME PASSAR MAIS DICAS A RESPEITO AGRADEÇO VC É 10. rosadeanjos@yahoo.com.br
obrigada

Unknown disse...

Pessoal.
Vôces, que ja conseguiram. Gostaria que pudessem me dar uma luz, Meu convenio AMIL BLUEl, Eu tenho 168kg, e uma artrose nos 2 jôelhos, que me impossibilitaram de andar, me desloco muito pouco,com muletas, e para operar jôelhos, só abaixo de 110 kg, e nessa, de esperar e não andar fui de 130 para osatuais 168 kg. Eu ja conclui todo programa, ja estou com certificado e tudo, mas liguei pra marcar a cirurgia, nomaior ânimo, e me jogaram para final de novembro, isso não ta certo, pois meus exames vão vencer todos, exames, que tive que pagar em hospital , pois não quiseram fazer, porque tenhomais de 110 kg, e aqui em Peruibe, não fazem, bencomo o ecodopller com dubotamina, exame horrivel. Penso ate em justiça mas é capaz de demorar mais , ainda e morando a 150 km ja gastei uma grana nessas andanças de mais de 20 vezes a São Paulo.

obrigado se puderemme ajudar

aeroprado@bol.com.br

Anônimo disse...

parabéns pelo blog.meu cabelo está caindo bastante ele já esta pouco mas nao queria cortar curto agradeceria ouvir suas palavras beijoooo....silvia

Flavia Leolete disse...

Boa noite! Li seu caso no blog e me ajudou a firmar minha decisão pela cirurgia, sou de Marica - região dos lagos, esse médico que fez o seu procedimento é de niteroi? Sabe se ele atende pelo plano AMIL?
ME PASSA O CONTATO DESSE MÉDICO POR FAVOR

Anônimo disse...

Justo o que procurava sobre cirurgia do estômago